3 ideias para implementar hoje em sua conta no AdWords

Apresentaremos aqui algumas ideias para você criar campanhas mais eficientes e criativas, aumentando o retorno de suas ações no AdWords.

Focaremos em extensões, termos de busca e localização granular, coisas que você pode aplicar em sua conta, seja ela grande ou pequena.

Ideia 1 – Atualize-se com o novo formato da SERP

A SERP é a página de resultados do Google. Este ano, houve uma grande mudança em seu layout, já que o Google deixou de mostrar anúncios no lado direito da página e passou a posicionar os anúncios somente acima e abaixo dos resultados.

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Com esta mudança, outra vem logo em seguida (e esta sim merece muita atenção pois pode abrir um horizonte diferente para os anunciantes que frequentemente se viam nas posições laterais da SERP).

Na barra lateral, anunciantes não podiam usar longos títulos ou sitelinks, nem mesmo chamadas mais elaboradas ou snippets eram mostrados. Com o novo formato de anúncios, estas funcionalidades estão disponíveis para todos os anunciantes, não somente para os três primeiros colocados.

O que você deve fazer?

Garanta que seu anuncio contém um título otimizado para ser exibido;

Inclua os sitemaps, snippets ou chamadas. Para incluí-los, basta ir ao campo “Extensões de anúncio”, conforme mostrado na imagem abaixo.

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Ideia 2 – Utilize o relatório de termos de pesquisa

O relatório de termos de pesquisa é extremamente útil para tornar sua campanha mais eficiente. Este relatório te dá as palavras exatas que foram buscadas para chegarem até sua página.

É muito fácil acessá-lo, ele está logo na barra de topo do AdWords. Com este relatório, você vai entender quais palavras estão trazendo tráfego à sua campanha e quais estão fazendo você gastar dinheiro com views sem nenhuma função.

Você poderá, inclusive, excluir palavras da campanha diretamente do relatório.

Para acessar, basta clicar em “Palavras-chave” e depois em “Termos de pesquisa”, conforme a imagem abaixo:

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Ideia 3 – Segmente de maneira granular com a segmentação por local

Você sabia que o Google modificou a maneira de segmentar público por local?

Quando você vai fazer a segmentação, pode muito bem escolher um país, como o Brasil, ou uma segmentação internacional, enfim, nada muito criativo. No entanto, escondido nas opções avançadas, está um mar de possibilidades. Você pode segmentar a partir do raio que cobre a região escolhida, a partir de códigos postais, cidade, estado e você consegue escolher diversos locais ao mesmo tempo.

Com este tipo de segmentação, você consegue otimizar o lance para seu negócio, afinal, você será capaz de escolher que os anúncios irão aparecer somente para pessoas que estão num raio próximo a sua loja, por exemplo.

Além disso, você também pode escolher a taxa de renda do público-alvo (10% com maior renda e etc), locais de interesse ou escolher os locais que você guardou em seu feed de local.

Para utilizar este tipo de granularização, é necessário seguir os passos das imagens abaixo:

Vá até a pesquisa de local.

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Em seguida, clique em “+ Locais”:

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Uma janela se abrirá logo e seguida e você deverá escolher a campanha que deseja modificar o local.

Depois escolha a “Pesquisa Avançada”.

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Uma tela com o mapa do mundo abrirá, você pode escolher entre “segmentação por raio”, “grupos de locais” e “locais em massa”.

Em “segmentação por raio” você poderá escrever o nome da cidade alvo e o raio de alcance que você procura, conforme a imagem abaixo:

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Ao selecionar os “grupos de locais”, você terá três opções de segmentação, “lugares de interesse”, “dados demográficos”, “meus locais”. Ao escolher cada um deles, opções específicas de segmentação serão exibidas.

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Para “lugares de interesse”, você terá três tipos disponíveis, “aeroportos”, “áreas comerciais centrais” e “universidades”.

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Ao selecionar “locais em massa”, você poderá escolher diversas localidades com base nos padrões que o Google disponibiliza, como cidade, estado, cep e país.

É ótimo para grandes campanhas pulverizadas por locais distintos.

Veja abaixo como é feita a seleção em massa:

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Depois de ter escolhido toda a segmentação por local, você ainda poderá ajustar o valor de seus cliques.

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Desta forma, irá otimizar sua campanha a partir de lances maiores para locais mais competitivos ou lances menores para locais com menor competição.

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