Como analisar as conversas do Jivochat no Google Analytics?

Quando falamos de conversões e metas no Google Analytics, geralmente atrelamos a formulários, cliques em botões e itens do tipo. Mas, você já pensou que dá para acompanhar os dados de acionamento do seu Jivochat, usando eventos do Google Analytics?

Sim, é possível acompanhar diversas ações realizadas no seu Jivochat com o GA, nos próximos parágrafos vamos falar um pouco mais sobre isso.

O que é o Jivochat?

Antes de falar sobre a configuração do Jivochat no Google Analytics, vamos explicar o que é o Jivochat. Um dos pontos mais falados ultimamente é que os negócios devem simplificar o contato com seus clientes e prospects e contar com uma solução de comunicação instantânea sem dúvidas é um grande facilitador e é exatamente nesta lacuna que está o Jivochat, sendo um aplicativo de comunicação e atendimento personalizado ao cliente que permite correlacionar/interligar diversas plataformas e assim facilitar a vida de quem precisa ser ágil para conversar com o cliente.

Ou seja, o Jivochat é uma poderosa ferramenta de atendimento virtual, sendo exemplos de formas de atendimento pelo Jivochat:

  • Chat para sites
  • Solução de Callback
  • E-mail
  • Telefonia
  • Apple Business Chat
  • Whatsapp
  • Facebook Messenger
  • Telegram
  • Chatbot

Além de contar com inúmeras outras funcionalidades como: integração com CRMs, avaliação de qualidade de atendimento, tradutor em tempo real, bloqueio de visitantes, etc.

Agora que já mostramos que o Jivochat é uma poderosa solução de comunicação, que passa por diversas searas como: chat online, chatbot, atendimento 360, vamos entender como analisar seus dados usando o Google Analytics 😉

Como contabilizar os dados do Jivochat no Google Analytics?

O próprio painel do Jivochat já conta com uma área de estatísticas e informações importantes, que permitem a análise de conversações e se você é um cliente premium, as possibilidades são diversas, pois é liberado todo o painel geral de dados. Mas, se você gosta de analisar dados, certamente ver os dados de ações do Jivochat no Google Analytics é um excelente caminho. 

E aqui temos excelentes notícias, por padrão quando você instala o Jivochat no seu site ele envia automaticamente chamadas de eventos para o seu Google Analytics, portanto, para uma análise de comportamento a partir de eventos, basta você seguir o caminho dentro do GA:

Comportamento >> Eventos >> Principais Eventos 

Como localizar o Jivochat dentro do Google Analytics. Comportamento Eventos Principais Eventos 

E localizar a categoria Jivosite

Localizar categoria Jivosite

Dentro da variável ação do evento é possível verificar até 15 ações distintas, os termos são registrados em inglês, mas são de fácil compreensão, sendo:

  1. Chat established – Quando a conversa é iniciada com visitante.
  2. Chat requested – Pedido de chat, quando visitante clica no ícone do Jivochat para iniciar uma conversa.
  3. Proactive invitation accepted – Quando o visitante aceita um convite proativo.
  4. Proactive invitation rejected – Quando o visitante rejeita um convite proativo.
  5. Proactive invitation shown – Quando um convite proativo é enviado ao visitante.
  6. Offline form shown – Quando um formulário offline é mostrado ao visitante, quando não está tendo atendimento online.
  7. Offline message sent – Quando visitante manda mensagem, mesmo atendimento estando offline.
  8. User gave contacts during chat – Quando o visitante preenche um formulário simultaneamente ao atendimento no chat online.
  9. Callback invitation shown – Quando o formulário de ligação foi enviado ao visitante.
  10. Callback requested – Quando o visitante clicou no botão de pedido de ligação.
  11. In-chat email form shown – Quando o visitante recebe um formulário de pedido de e-mail no chat, por atividade automática.
  12. In-chat email form submitted – Quando o visitante preenche um formulário de pedido de e-mail no chat, por atividade automática.
  13. Continue in VK – Quando o visitante clica no botão continuar pelo Facebook.
  14. Client initiates chat – Quando o visitante inicia um chat sem ter sido acionado proativamente pela ferramenta.
  15. Client answer on agent request – Quando o visitante responde um chat iniciado manualmente pelo atendente.

Note que uma série de funções do Jivochat que podem acionar eventos do Google Analytics são características da versão profissional. Portanto, vale a pena avaliar estes pontos e considerar assinar esta versão, tanto do ponto de vista de análise, mas principalmente pensando na qualidade de atendimento. Quer saber mais sobre as versões do Jivochat, clique aqui.

Como contabilizar o Jivochat como uma meta no Google Analytics?

Embora analisar eventos já seja bem rico e importante, geralmente os atendimentos e conversas são indicadores importantes para o negócio. Pensando nisso, também é possível configurar os dados do Jivochat para serem contabilizados como Metas e entrar nos indicadores da área de conversão do Google Analytics.

Para configurar uma meta relacionada ao Jivochat no Google Analytics você precisa ter permissão de Administrador no GA, pois é nesta área que se configura metas. É sempre bom lembrar que você tem uma quantidade limitada de metas, então estruture o que quer mensurar antes de sair configurando a plataforma.

Pronto, definiu o que considera meta, basta ir no Google Analytics >> Administrador >> Nível Vista >> Metas

Criar nova meta no Google Analytics, acesse administrador, nível vista, metas.
  • Clique em criar nova meta
Criando nova meta, clique em nova meta
  • Selecione continuar
configuração de meta, personalizado, continuar
  • Adicione o nome da meta, exemplo: Conversa Jivochat
de um nome para a sua meta
  • Selecione Evento como tipo de meta
selecione evento como o tipo de meta
  • Adicione as condições do evento: 
    • Categoria: Jivosite
    • Ação: Chat established
  • Salve a meta
configure a meta, escrevendo na opção categoria: Jivosite e Ação:Chat established. Salve a Meta

A partir desta configuração você terá uma meta de Jivochat configurada no Google Analytics e poderá analisar os resultados na área de conversões da plataforma.

E lembre-se o papel do Google Analytics é te dar uma visão integrada dos seus indicadores e metas, e do painel de estatísticas do Jivochat é trazer mais detalhes sobre os atendimentos, assim evite comparar os dados registrados, pois além de ter objetivos diferentes de análise, as ferramentas processam os dados de forma distinta.