Google Data Studio e a criação de dashboards

Como usar o Google Data Studio para criar dashboards e relatórios

Você já pensou em usar o Google Data Studio para criar seus dashboards e relatórios de marketing, vendas, finanças, contabilidade ou qualquer outra matéria?

Caso sim, este artigo é para você. Caso não, você ficará impressionado com as possibilidades de usar seus dados de forma tão simples e bonita. Afinal, neste material vai descobrir como criar dashboards.

1˚ Passo: Importando as Data Sources (fontes de dados) para o Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta poderosa e gratuita que permite a criação de painéis de dados para acompanhamento de resultados e geração de insights. Tais dashboards podem, inclusive, serem compartilhados com membros da sua equipe, clientes ou outras áreas.

O Google Data studio trabalha com diferentes fontes de dados e tem integrações nativas com os produtos Google, como Google Analytics, Search Console e Google Ads. Mas, se você usa outras fontes de dados, também é possível integrar, neste caso você irá precisar de uma ferramenta parceira para tal integração (um conector) ou fazer o upload manual dos dados num arquivo que alimente seu relatório. O mais encantador de tudo é um processo simples e viável para pequenas empresas, profissionais liberais e até grandes empresas.

A primeira coisa que precisa fazer é definir as fontes de dados do seu dashboard. Com os acessos desta(s) fonte(s) em mãos, o processo de importação dos dados pode começar.

Faça login em: https://datastudio.google.com/u/0/

 

google-data-studio

Ao entrar na ferramenta você terá acesso a alguns templates para usar, você pode optar por um modelo disponível ou desenvolver o seu próprio modelo do zero.

Após definir se irá começar do zero ou a partir de um Google Data Studio template, caso não tenha muita familiaridade recomendamos escolher um template, chegou a hora de conectar a fonte de dados (data source). Ao escolher o template, no canto superior direito aparecerá o botão Usar Template, na sequência aparecerá a possibilidade de adicionar uma nova fonte de dados (new data source).

 

google-data-studio

Vamos supor que você deseja ver os dados da sua campanha de Google Ads (Adwords), é só escolher a conta que aparecerá em Nova fonte de dados, lembre-se você deve estar usando a mesma conta que acessa o Google Ads (Adwords) para que os dados apareçam.

Pronto! É só clicar em Criar Relatório que seu dashboard estará sendo alimentado. Agora comece a usar e aproveite a agilidade de acessar seus dados em qualquer momento e em qualquer lugar.

Se sua ideia é ter dados de outras fontes do próprio Google, ficou fácil! Afinal por serem produtos da mesma empresa, a transferência de dados da fonte (Google Analytics, Google Ads) para o Google Data Studio fica a um clique de distância.

Mas, se você quer ter dados de outras fontes e não sabe por onde começar, preencha o formulário e nos conte qual é a fonte de dados que deseja ver em seu dashboard no Google Data Studio.

Achou simples de fazer, mas está sem tempo? Clique aqui e conheça nossa galeria de modelos pré prontos.

Por Ariane Maia

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.