Google Trends: aprenda tudo que você deve saber

Um dos grandes benefícios da internet e a quantidade de informações que estão disponíveis para todos. Não precisamos mais ficar com dúvidas ou aguardar que uma notícia ou informação chegue aos nossos ouvidos, temos a capacidade de buscar o que queremos, quando queremos, desde que tenhamos conexão. E quando precisamos de algo quase sempre recorremos perguntando ou pesquisando a um mesmo lugar para nos orientar como se fosse um grande oráculo, o Google.


E para manter sua mítica o Google nos possibilita ter uma visão, ainda que rasa, mas muito interesse sobre o que outras pessoas buscam. A ferramenta que nos possibilita isso é o Google Trends.

Por que as informações do Google Trends são rasas?
Porque são números relativos, sem uma contextualização e sem a possibilidade de entendimento da base de cálculo.

Por que usar o Google Trends é muito interessante?
Porque mesmo sem entender a relação dos números apresentados, ela disponibiliza uma análise de tendência relacionada ao volume de buscas realizado por período, viabilizando a análise de uma evolução durante o tempo, podendo fazer uma análise para um prazo mais curto ou até mesmo comparando a evolução ao longo dos anos (dados disponíveis desde 2004).

Mas, como usar o Google Trends no nosso dia-a-dia para monitorar tendências e compor uma estratégia de ações no ambiente online?

O primeiro passo é escolher as palavras-chave que estejam correlacionadas ao objeto que deseja estudar. Vamos ver um exemplo:

Queremos descobrir se o volume de buscas por smartphone superou as buscas por celular, para preparar uma campanha direcionada para a venda deste tipo de eletrônico, então temos dois termos principais para comparar: Comprar celular e comprar smartphone.

Abrimos a url www.google.com/trends e colocamos no campo de busca as palavras-chave “comprar celular, comprar smartphone”, note que as palavras estão separadas por vírgula, isso permite que o buscador entenda os dois termos separados.

Como usar o Google Trends

google-trends-1 O resultado inicial será:

google-trends-2

Veja que no resultado geral já temos uma visão de tendência de crescimento por buscas para ambos os termos, porém ainda temos que deixar a filtragem mais precisa, alterando no menu azul (parte superior da tela) a seleção no lugar de Todo o Mundo para Brasil, afinal estamos estudando o comportamento do país. Também neste menu podemos fazer mais alterações como escolher estado, categoria, lugar de busca.

google-trends-3

Possíveis lugares onde busca foi realizada.

Note também que é possível comparar mais termos, usando as caixas ao lado dos termos já pesquisados. Este campo é útil para fazer novas comparações e análises.

google-trends-4

Imagem com filtro Brasil aplicado.

A partir da filtragem podemos analisar os estados que mais buscam “Comprar celular”:

google-trends-5

Ou que buscam “Comprar Smartphone“:

google-trends-6Principais palavras-chave relacionadas ao termo “comprar celular” pesquisando:

google-trends-7

Principais palavras-chave relacionadas ao termo “comprar smartphone” pesquisando:

google-trends-8

Principais termos em tendência de crescimento:

google-trends-9

Com este breve estudo podemos analisar que a busca por “comprar celular” é maior que “comprar smartphone”, porém este último termo não deve ser desconsiderado, pois apresenta uma tendência de crescimento. Também vemos que entre as marcas mais correlacionadas a “comprar celular” figuram Samsung e Nokia, no entanto, quando filtramos por “Comprar Smartphone” a única marca aparente entre os principais termos é Samsung.

Viram como uma ferramenta acessível a todos pode dar insumos sobre o comportamento do consumo e gerar dados para iniciar uma análise para alavancar sua próxima campanha.

Você já usou o Google Trends para ajudar a pensar sua nova campanha?

Postado em Digital Analytics