O que é DoubleClick?

qua 08 de abr de 2020

DoubleClick é uma empresa especializada em publicidade digital, com forte atuação em mídia programática, que foi adquirida pelo Google em 2008 e desde então desenvolveu uma série de soluções para automatizar e otimizar a compra de publicidade online. Atualmente, diversas soluções desenvolvidas sob a bandeira DoubleClick foram adicionadas ao Google Marketing Platform, estrutura que abriga as soluções profissionais de marketing do Google, contemplado desde ferramentas para aquisição e gestão de audiência até soluções para análise e Dataviz, como Google Analytics e Google Data Studio.

Quais são as ferramentas dentro do DoubleClick?

Com a expansão da internet e o aumento da complexidade das atividades, A DoubleClick desenvolveu uma série de soluções dentro da sua estrutura para perfis diferentes de necessidades. Assim, as principais são:

DoubleClick Ad Exchange

Ao falar em Ad Exchange estamos contemplando um mercado online de venda de espaço publicitário orientado por leilões de impressões que são negociadas em tempo real. Assim, o DoubleClick Ad Exchange é a plataforma de negociação da DoubleClick para estes leilões.

DoubleClick for Publishers

O DoubleClick for Publishers ou DFP é a plataforma para gestão e veiculação de anúncios para os veículos (donos do espaço publicitário), nesta plataforma quem tem espaço publicitário pode gerenciar seu inventário e acompanhar os resultados.

DoubleClick Bid Manager

Atualmente o DoubleClick Bid Manager é conhecido como Display & Video 360 e está dentro do Google Marketing Platform, sendo a ferramenta para planejamento de campanhas, criação e gerenciamento de criativos, organização de público-alvo e demais itens necessários para gestão de campanha. 

DoubleClick Campaign Manager

Assim como o DoubleClick Bid Manager, o DoubleClick Campaign Manager foi para dentro do Google Marketing Platform, agora sendo chamado apenas de Campaign Manager, também tem por função ajudar na gestão de campanhas de marketing, sendo um adserver.

DoubleClick Search

Bem como as demais soluções DoubleClick para anunciantes, o DoubleClick Search agora está dentro do Google Marketing Platform e chama-se Search Ads 360, sendo o braço responsável por gestão de campanhas da rede de pesquisa no Google e mecanismos complementares.

DoubleClick Studio

Mais uma solução que migrou para dentro do Google Marketing Platform, com seus recursos mantidos, sendo o seu  foco desenvolver e gerenciar materiais criativos para serem usados em campanhas.

Estas são as principais soluções DoubleClick para o mercado publicitário, mas cada umas delas tem suas características e usos, exigindo mão-de-obra qualificada para operacionalizar.