O que é Inbound marketing?

Inbound marketing é uma técnica de marketing digital (que saber o que é marketing digital, clique aqui) para atrair visitas e estabelecer relacionamento com possíveis consumidores através da atração por conteúdo. Esta técnica vem ganhando destaque nos últimos anos devido ao surgimento e crescimento de empresas como: Resultados Digitais, Hubspot, RockContent, etc. que embasam seus serviços e produtos nas técnicas de atração e relação com clientes através da produção de conteúdo relevante, seja pelo uso de uma régua de comunicação e divulgação por e-mail marketing, através de blog, vídeos, podcasts, etc.

O que é a estratégia de Inbound marketing?

A ideia no caso de uma estratégia de Inbound Marketing é conseguir autoridade na internet para determinado assunto e com esta autoridade gerar interesse em pessoas, para que as mesmas se tornem leads e clientes, respectivamente. Assim, é preciso determinar o público que se deseja impactar, para a partir desta definição começar o processo de produção de conteúdo de atração. 

Por que usar inbound marketing?

Uma das grandes dificuldades de qualquer empresa é conseguir clientes realmente interessados em comprar, pensando nisso investir em inbound marketing pode ser um bom caminho, já que ao estabelecer uma autoridade online também há grandes chances de conseguir conversar com o cliente no momento certo de compra, reduzindo o tempo necessário para prospecção e explicação do que seu negócio pode contribuir, visto que quem entra em contato já conheceu sua empresa e sabe que você tem amplo conhecimento sobre o assunto que disponibiliza. Inclusive por isso, deve-se ser bem atento a qualidade e o encaixe do conteúdo produzido em relação aos serviços que deseja prestar.

Quanto tempo demora para o inbound marketing funcionar?

O processo de implementar e colher frutos via estratégia de inbound marketing é de longo prazo e exige bom planejamento, pois depende de uma coerência na produção e divulgação de conteúdo, além de recorrência na produção. Lembre-se você está construindo uma ponte de comunicação, para atingir pessoas que estão desde o momento de descoberta do assunto, até pessoas que já estão maduras o suficiente para entrar em momento de compra. Assim, é importante ter em mente que você está  investindo em inbound marketing, mas que há degraus a se percorrer antes de ver os primeiros resultados tangíveis em vendas.

Como sei se meu inbound marketing está dando certo?

Como sei se meu inbound marketing está dando certo?
No Inbound Marketing foco deve ser gerar reputação, para então pensar em vendas

Como o inbound marketing é uma estratégia de longo prazo, é preciso determinar objetivos primários e secundários. Imagine que o seu foco é aumentar o volume de leads que sua empresa tem e você está investindo numa estratégia de inbound marketing, o primeiro objetivo que você tem que almejar é ter conteúdo produzido sendo consumido por pessoas, assim você pode acompanhar o volume de pessoas que acessaram seus conteúdos. Após um tempo você perceberá que já tem um bom volume de pessoas consumindo os conteúdos criados, então provavelmente é a hora de começar a medir se o conteúdo consumido já é algo relacionado diretamente ao produto ou serviço que você vende, se sim é um bom momento para medir o processo de geração de leads e assim por diante. 

Como faço inbound marketing?

Para começar a fazer inbound marketing para sua empresa o primeiro ponto é saber que você está investido em algo de médio para longo prazo, portanto, os resultados em vendas irão ocorrem nesta janela de tempo. Outro ponto vital é ter uma estratégia de comunicação muito alinhada com seu público-alvo. Se você não sabe por onde começar, vale a pena investir também em mão-de-obra qualificada ou contratar alguma empresa que possa te guiar neste processo.

Existe ferramenta de inbound marketing?

Claro, existem diversas ferramentas que se enquadram como soluções para inbound marketing, muitas delas se definem como plataformas de automação de marketing, sendo exemplos deste tipo de solução empresas como: MailChimp, RD Station, Hubspot, SalesForce, etc. Caso você queira entender um pouco mais sobre estas ferramentas e contar com suporte técnico qualificado para construir estratégia de marketing ou pilotar alguma solução de automação de marketing, fale com a gente, que iremos te ajudar 😉

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.