O que é taxa de rejeição no Google Analytics?

A taxa de rejeição ou bounce rate é uma destas métricas que parece difícil entender ou aceitar, mas na verdade ela é apenas mal compreendida e não necessariamente significa algo negativo.

Imagine que você entrou num site e não interagiu com nada, logo depois decidiu sair, isso caracteriza uma rejeição. Agora, vamos a explicação, uma rejeição é uma sessão (visita) de uma única página no site ou blog, ou seja, uma chamada única ao servidor do Google Analytics e para chegar a taxa de rejeição e feita a divisão de todas as sessões do site que viram apenas uma página por todas as sessões, chegando ao número percentual. 

Outro aspecto interessante é que estas sessões que contabilizaram apenas uma página tem duração de zero segundos, uma vez que não houve o acionamento de mais nenhuma chamada ao servidor (hit), o mesmo não tem como fazer o cálculo de tempo médio, porém isso não, necessariamente, significa que a pessoa não tenha lido o conteúdo. 

Vamos tomar como exemplo um blog, você buscou por algum assunto, imaginemos que pesquisou como configurar uma tag do Google Analytics e ao clicar no link viu um conteúdo interessante e resolveu ler, ao terminar de ler sem interagir em nada fechou o navegador ou simplesmente saiu do site, por padrão o Google Analytics irá considerar que houve uma rejeição e atribuirá o tempo médio zerado. Talvez alguém analisando sem entender direito como a métrica é calculada, pode achar que isso é ruim, mas isso não reflete a realidade.

A taxa de rejeição permite análises muitos interessantes da usabilidade do site, mas deve ser enxergada como uma métrica de auxílio a análise é não algo negativo. Além disso, é possível configurar tags para dispararem e identificarem interações que não estariam sendo pegas por padrão no GA e com isso, voltando ao nosso exemplo, poderíamos ter tags disparando conforme o leitor fosse avançando no conteúdo, portanto, conseguíamos analisar até que ponto o leitor foi e se chegou ao final.

Assim, lembre-se uma taxa de rejeição alta só é ruim se seu objetivo de negócio estiver atrelado a navegação de mais de uma página e esta métrica pode ser incrível para te ajudar a entender o uso do seu site e os pontos de melhoria.

A taxa de rejeição é uma métrica que permeia em diversos relatórios, sendo possível analisar por diversas dimensões, então comece a pensar e como melhorar os seus números, antes de tentar achar uma taxa de rejeição média de mercado.

Quer saber mais sobre métricas, leia o post com o Glossário de Métricas Digitais.

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.