O que é um teste A/B?

Quando falamos de teste A/B para sites, aplicativos ou assuntos de marketing digital, estamos nos referindo a possibilidade de conduzir um teste com audiência real para avaliar uma mudança onde a versão original irá concorrer com uma desafiante, no mesmo momento temporal e com público suficiente para avaliação da opção vencedora. Por exemplo, queremos descobrir se alterando a cor do botão comprar as pessoas irão clicar mais nele e consequentemente aumentar a taxa de conversão. Neste cenário podemos criar um teste A/B para investigar esta hipótese.

O que pode ser avaliado com um teste A/B?

O teste A/B é uma técnica muito versátil no marketing digital, podendo ser aplicada em:

  • Compra de mídia
  • Chamadas de e-mail marketing
  • Conteúdo de e-mail marketing
  • Layout de e-mail marketing
  • Botões em landing pages
  • Call-to-action em landing pages
  • Posicionamento de imagens em sites
  • Textos e chamadas em sites
  • Botões em e-commerce
  • Segmentação de público-alvo
  • Layout de peças publicitárias 

Estes são apenas alguns exemplos de lugares e formas de testar sua mensagem com um teste A/B.

Como funciona um teste A/B?

Basicamente um teste A/B consiste em ter a versão original (A) para apresentação aos usuários e uma versão desafiante (B). Se voltarmos ao exemplo da cor do botão, poderíamos criar um teste para avaliar o desempenho da cor vermelha no botão de comprar, no lugar da cor azul. Assim, o teste ficaria conforme a imagem abaixo:

Teste A/B com alteração de cor

Outra possibilidade é conduzir um teste com mais opções, chamado teste multivariável, neste caso poderiam ser testadas mais cores, porém é importante lembrar que quanto mais versões para teste, maior deverá ser o volume de pessoas impactadas, para que haja massa estatística para analisar.

Como faço um teste A/B?

Esta resposta depende do tipo de teste A/B que irá realizar, se estiver fazendo um teste dentro de uma ferramenta de compra de mídia com Facebook Ads ou Google Ads, as próprias ferramentas disponibilizam formas de conduzir o teste. Se tiver fazendo experimento com e-mail, um jeito é separar a audiência dentro da própria ferramenta de disparo. Agora se você quer fazer o teste dentro de um site, landing page ou aplicativo, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, inclusive com soluções gratuitas. São exemplos de ferramentas para teste A/B:

  • Google Optimize
  • Optimizely
  • VWO
  • Adobe Target

Avalie a sua necessidade, defina seu objetivo, indicadores de controle e objeto a ser estudado e partir daí analise a solução que faz mais sentido para você. Mas, independente de soluções tecnológicas, insira a cultura de fazer testes A/B na sua rotina, isso permite você obter conhecimento real e acionável muito facilmente e entendendo como seu público se comporta, será mais simples melhorar seus resultados.