Como usar o Supermetrics para Excel?

ter 18 de fev de 2020

O Supermetrics para Excel é um bom jeito de automatizar a alimentação dos seus relatórios de marketing no Excel, reduzindo tempo necessário para extração de dados e diminuindo riscos de erros de digitação e colagem de dados, para que o profissional de marketing tenha mais tempo para monitorar e analisar os resultados de seus esforços.

Por que usar o Supermetrics para Excel?

Um dos grandes desafios do marketing atualmente é analisar os dados de diversas plataformas, mas nesta jornada geralmente se gasta mais tempo na extração de dados do que na análise e é exatamente neste ponto que o Supermetrics pode ser um bom aliado aos profissionais de marketing, pois possibilita a extração automatizada de dados de diversas fontes, como: Google Analytics, Google Ads, Facebook, Bing, Twitter, Linkedin, etc. 

4 principais pontos para usar o Supermetrics para Excel:

  1. Colocar todos os dados de marketing dentro do Excel, acelerando muito a rapidez na obtenção dos mesmos.
  2. Automatizar trabalho manual, diminuindo possibilidade de erros.
  3. Agilizar o processo de monitoramento e análise de resultados.
  4. Processar grandes quantidades de dados nas planilhas de Excel.

Como começar a usar o Supermetrics para Excel?

Obviamente para começar a usar o Supermetrics para Excel, você precisa ter a licença de uso, se ainda não possui existe a possibilidade de realizar um cadastro com um período de teste, o que pode ser uma boa para entender como usar a ferramenta (quer experimentar a ferramenta na versão trial, clique aqui).

Legal, já tem a licença e quer começar a usar. É simples:

Supermetrics na Microsoft App Store
  • 2. Leia os termos do serviço e clique Continue:
Lembre-se de usar o usuário com permissão tanto no Supermetrics, como na Microsoft.
  • 3. Este processo irá te direcionar para a página do Office Store, onde aparecerá o botão para Abrir o Excel ou usar o Excel Online:
Abra o Excel
  • 4. O Excel irá abrir no modo que você selecionar e aparecerá um botão para aceitar o uso do Supermetrics, é só clicar em Continue:
Aceite a conexão do Supermetrics com a Microsoft
  • 5. O processo de instalação irá salvar um arquivo do Supermetrics no seu OneDrive, talvez no processo você precise colocar seu login e senha do Office (lembre-se você precisa ter a licença para uso do Excel 365, mesmo que for fazer a edição no seu desktop). Neste ponto a instalação do add-in do Supermetrics deverá estar completa e você já poderá usar o Supermetrics para Excel.
  • 6. Agora você pode abrir um novo arquivo de Excel e clicar em Inserir:
  • 7. Aparecerá a aba Office Add-ins, se não aparecer tente clicar em Refresh.
Aparecerá a opção Office Add-ins
Adicione o add-in do Supermetrics
  • 9. Agora abra a aba DATA (DADOS) e deverá aparecer o add-in do Supermetrics, conforme imagem. Clique na opção que aparecer com nome de Supermetrics:
Escolha Supermetrics
  • 10. Faça seu login no Office e clique em Aceitar:
  • 11. Após completar o processo com sucesso, clique em Fechar a janela, volte para o Excel.

Pronto! Agora seu Excel está pronto para receber dados de diversas fontes via Supermetrics para Excel, crie suas queries. Se quiser ajuda para automatizar seus relatórios de marketing ou mídia, você pode também contar com nosso apoio. Saiba mais clicando aqui.