Expressão Regular para Web Analytics

As ferramentas de web analytics muitas vezes nos oferecem dados que precisam ser filtrados para refletir a base que queremos analisar, uma das maneiras de se fazer esses filtros é com a utilização de expressão regular, ou seja, associando caracteres especiais nos textos do filtro.
Para ficar mais claro vamos a um exemplo simples. Se temos um portal que atende a vários estados do Brasil e a cada um deles a URL ganha as siglas do estado, podemos fazer um filtro apenas para ver dados da região Sudeste do Brasil da seguinte maneira.

/SP |/ RJ | / MG / ES

Cada entrada de estados do Sudeste na URL está representada pelo “/estado” e a barrinha vertical significa “ou”, ou seja, a expressão significa que a url pode conter /sp ou /rj ou /mg ou /es. Com isso cobrimos a necessidade inicial de separar os dados apenas dos estados da região Sudeste.

Existem vários caracteres de expressão regular que podemos utilizar no dia-a-dia de análise. Abaixo você os encontrará com definição e exemplo.

regex-curinga

Caracteres curinga

 

Âncoras

regex-ancora

regex-agrupamento

Agrupamento


Outros

regex

Tabela retirada da matéria “Sobre as expressões Regulares” de support.google.com

Agora que você conhece um pouco mais sobre expressões regulares, que tal experimentá-las?

Testar Regex

 Por Anna Halasz

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.