O que é Digital Analytics?

Imagine uma loja online que vende produtos para pets, o objetivo dela é vender produtos para donos de animais de estimação, com digital analytics a loja pode coletar informações valiosas das pessoas que visitam sua loja e entender comportamento de navegação e conversão, capturando dados de campanhas publicitárias online (Google Ads, Facebook Ads, etc.) para entender as que foram mais eficazes e focar o investimento no que realmente traz retorno e as possibilidade de análise não param por aí. 

Exemplos de uso do digital analytics:

  • Captar dados geográficos de vendas, para entender quais cidades, estados, regiões e países mais compram e quais produtos são comprados. Com está análise é possível descobrir coisas como na Cidade A compram mais produtos para cachorros, na Cidade B mais produtos para gatos e assim, pode-se criar estratégias e campanhas especificas para os públicos identificados ou Cidade A gera mais visitas, mas converte menos vendas e a partir desta constatação definir se vale a pena investir na Cidade A ou alocar o investimento para outra praça.
  • Entender o funil de navegação até a venda, para entender o caminho dos usuários até o carrinho de compras online, podendo identificar problemas de fluxo em determinada etapa, o que pode está afetando as vendas e a partir desta análise corrigir o item e resolver o problema.

Diferentes tipos de empresas podem usar Digital Analytics e se beneficiar com este uso, como por exemplo, um portal de notícias ou um blog pode entender os conteúdos mais navegados e que geraram mais interesse e alinhar sua estratégia de criação de materiais para criar uma audiência mais engajada e fiel aos seus conteúdos, o que pode impactar diretamente em sua receita, se tal site tiver espaços publicitários para venda. Um e-commerce, pode entender o comportamento de compra online e divulgar melhor seus produtos e serviços. Uma empresa que precisa gerar leads para sua área de vendas, pode coletar informações relevantes dos prospects para enriquecer o trabalho do time de vendas. 

Portanto, Digital Analytics ou Web Analytics é um termo usado para definir ferramentas e técnicas de coletar e monitorar informações referentes aos dados de navegação de sites, aplicativos, blogs, etc., viabilizando o entendimento de possíveis pontos de melhoria. São representantes deste tipo de ferramentas, nomes como: Google Analytics, Adobe Analytics, Hotjar, Clicktale entre tantos outros.

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