O que é ETL?

o-que-e-etl

ETL é a junção das siglas em inglês Extract, Transform e Load, em português Extração, Transformação e Carregamento. O ETL tornou-se um termo muito comum na área de Business Intelligence e tratamento de dados, pois lida com um desafio recorrente da área que é manipular os dados, aplicando regras para a sua limpeza, optimização e inserção em outra ferramenta, como um data warehouse ou dashboard.

Qual é a importância do ETL?

O ETL é sem dúvidas uma das fases mais críticas do tratamento de dados, principalmente quando há a necessidade de consolidar dados de diferentes fontes, o que adiciona uma camada de complexidade a tarefa. Mas, é de suma importância para consolidar dados de diversos lugares e tratar tais dados com regras, que muitas vezes não são possíveis de serem aplicadas direto na ferramenta de armazenagem inicial do dado.

O que é ETL
Fluxo para processamento de dados

Algumas ferramentas de ETL:

Existem algumas ferramentas que possibilitam você fazer ETL de dados, mas também existe a possibilidade de você criar um middleware, ou seja, uma camada intermediária, desenvolvida com código proprietário para solucionar uma necessidade específica. São exemplos de ferramentas de ETL:

IBM Atmosphere DataStage

SAP BusinessObjets Data Services 

Microsoft SQL Server Integration Services (SSIS)

Oracle Data Integration

Adverity

Mas, é importante salientar que ETL é um processo, portanto, existe mais ferramentas e formas de fazer e certamente se você precisa extrair, tratar e carregar o dado, mesmo que num Excel ou Google Sheets, de certa forma você já está fazendo um processo rústico de ETL.

Como nossa agência de Data Analytics pode te ajudar?

Com nossa expertise em análise de dados, podemos simplificar a complexidade dos seus dados e transformá-los em insights acionáveis. Nossa confecção de dashboards personalizados se destacam em padrões, tendências e pontos críticos para sua análise. Seja você um profissional experiente ou iniciante na análise de dados, nossa equipe dedicada está pronta para oferecer suporte e orientação em cada etapa do processo, garantindo que você obtenha o máximo valor dos seus dados.

Pronto para elevar sua análise de dados a um novo patamar? Entre em contato conosco hoje mesmo para uma cotação gratuita com a A² BI. Descubra como nossas soluções podem fornecer uma visão clara e estratégica dos seus dados, capacitando você a tomar decisões informadas e impactantes. Não deixe seus dados serem apenas números – transforme-os em insights valiosos com a A² BI.

Compartilhe em suas redes sociais:
Rolar para cima

Nossa Missão

Usar a inteligência de negócios, para otimização de resultados e aprimoramento da performance de todo ecossistema do cliente para alcançar um objetivo. Estabelecer métodos para mensuração de resultados ajudando as empresas na tomada de decisões fundamentadas e inteligentes para geração de negócios rentáveis. Inteligência de Negócios – Perfomance – Objetivo.