As principais siglas de marketing!

Quem trabalha com marketing é bombardeado por siglas e termos em inglês e muitas vezes ficam dúvidas no ar, assim listaremos abaixo as principais siglas e termos usado no marketing:

Quais são as principais siglas do marketing?

Vamos começar pelas siglas mais genéricas, mas muito faladas em marketing digital, as letras são faladas e ouvidas no dia a dia de quem trabalha com marketing, mas muitas vezes causam dúvidas ou ruídos de comunicação.

Principais siglas do marketing digital:

API – (Application Programming Interface) – É a forma, via programação, de compartilhar dados entre plataformas diferentes.

ROI (return on Investment) – Esta sigla é usada para falar sobre o retorno sobre o investimento realizado em campanhas de marketing. Para calcular deve-se subtrair o custo da campanha da receita gerada e depois dividir o total pelo custo, no final se multiplica o resultado por 100 e chega-se a um índice.

SEM (Search Engine Marketing): É a técnica de marketing digital, na vertente paga, que tem como objetivo destacar um site nas páginas de buscadores, principalmente o Google.

SEO (Search Engine Optimization) – É o conjunto de técnicas de marketing digital e programação visando destacar um site nos buscadores, para posicionar páginas em posições privilegiadas de forma orgânica, ou seja, não paga.

SERP (Search Engine Results Page) – Nome dado para páginas buscadores apresentam após uma busca, por exemplo, a página de resultados do Google.

B2B (Business to Business) – É o termo usado para falar sobre a relação comercial de empresas para empresas, ou seja, representa empresas que vendem para outras empresas.

B2C (Business to Consumer) – É o termo usado para falar sobre a relação comercial de empresa para pessoas, ou seja, representa empresas que vendem para pessoas físicas.

CRM (Customer Relationship management) – Termo usado para falar sobre técnicas e estratégias de marketing para se relacionar melhor com clientes, também por estar atrelado a softwares que automatizam e facilitam o processo de relacionamento.

KPI (Key Performance Indicators) – É a sigla usada para falar sobre os indicadores-chave para acompanhar uma ação de marketing.

CTA (Call to Action) – É a chamada usada usada para atrair o consumidor a tomar alguma ação, por exemplo, clique aqui, inscreva-se, faça o download. 

A língua do C no marketing digital:

Muitos siglas que iniciam com C em marketing estão relacionadas a Custo, vamos ver as principais:

CPC (Custo por clique) – é o custo unitário por cada clique recebido num anúncio ou seja toda vez que alguém interage clicando em um link do anúncio isso gera um custo. É uma métrica bem comum em campanhas de link patrocinado, mas pode ser calculado para outras formas de compra de publicidade online.

CPL (custo por lead) – É a sigla para a métrica que calcula o valor gasto com marketing para conquista do lead.

CPV (custo por venda) – É a siglas para a métrica que calcula o valor gasto com marketing para conquista da venda.

CPM (custo por mil) – É a sigla para a métrica que calcula o custo por mil impressões, muito usado em campanha de publicidade online.

CAC (Custo de Aquisição por Cliente) – Valor calculado do custo das ações de marketing para conquistar um cliente. É somado todo o valor investido e dividido pelo número total de clientes conquistados dentro de um período de tempo ou de uma campanha.

CTR (click through rate) – É a taxa de clique que um anúncio, e-mail marketing ou ativação online recebe. O CTR é calculado pelo número de cliques dividido pelo número de visualizações/impressões.

Termos mais usados em marketing:

Além das siglas também encontramos diversos termos em português e inglês quando estamos falando de marketing, sendo os principais:

Alcance – Número de pessoas que foram impactados  um post ou campanha.

Teste A/B – Teste que consiste em alterar um elemento d   de um página e mostrar para um público similar apenas 1 das versões , para entender qual obtém melhores resultados. Um exemplo, mudar a cor do botão de compra e aferir se comparado ao botão original ele tem mais conversões.

Responsivo – Sites ou conteúdos produzidos que se adaptam a diferentes formatos de tela, do notebook ao smartphone.

Remarketing – Estratégia que se popularizou na última década, cujo objetivo é identificar as pessoas que demonstram interesse num site, página, serviço ou produto e servir mensagem personalizada por compra de espaço publicitário ou e-mail marketing.

Lead Scoring – é o método de pontuação para classificar a maturidade e capacidade de conversão de um lead, visando diminuir o tempo gasto para entender a necessidade do consumidor.

e-book – É o formato de livro eletrônico muito usado com uma isca digital, para captação de leads interessados em determinado assunto.

Growth hacker – É o profissional que trabalha as técnicas de Growth hacking para fazer ativações e ganhar escala nas ações de marketing e conquista de mercado.

Long tail (cauda longa) – É o termo usado no marketing para designar palavras-chave com volume de busca mais baixo, mas que quando aliado a uma estratégia de conquista de palavras-chave de cauda longa, podem gerar um ganho incremental nos resultados.

Nutrição de leads – É o termo usado para explicar o processo de alimentar e acompanhar o lead até que este esteja realmente em momento de conversão ou compra.

Funil de conversão – Representação gráfica das etapas até o visitante converter em alguma ação, demonstrando os estágios necessários desde a primeira comunicação até o objetivo.

Automação de marketing – É a técnica de automatizar ações de marketing, para melhorar a comunicação com prospects e clientes, por exemplo, com a criação de réguas de comunicação para disparo de e-mail marketing.

Engajamento – É o termo usado para falar da participação de pessoas com o material ou campanha criado, este termo é muito comum quando fala-se em redes sociais, atrelado a métricas como comentários, reações, curtidas e compartilhamentos.

Inbound marketing – Termo usado para definir o marketing que visa atrair por conteúdo o interessado, para que este então entre em contato pedindo informações ou demonstrando intenção de compra.

Landing page – É a página de destino criada para uma campanha, pode ter como finalidade divulgação de algo ou conversão para vendas ou leads.

Lead – É o termo usado para designar uma pessoa que demonstrou interesse em determinado produto ou serviço.

Link patrocinado – É o formato publicitário usado comumente por buscadores e afiliados, que permite que se crie campanhas relacionadas às pesquisas realizadas pelos internautas.

Mobile Friendy – Sites e aplicativos que tem conteúdo pensado para a navegação por dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Opt-in – É quando o visitante declara que concorda em receber comunicação personalizada, geralmente por e-mail marketing.

Palavra-chave – Termo usado para buscar na internet, popularizado pela compra de espaço publicitário pelo Google Adwords, atualmente Google Ads.

PageviewNúmeros de visualizações de página de um site, página ou similar.

DomínioEndereço principal de um site, geralmente caracterizado com www na frente.

Sentiu falta de algum termo ou sigla usado em marketing ou ficou com alguma dúvida, nos mande uma mensagem.

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