Google Analytics 4, a grande novidade do Google Analytics

seg 15 de mar de 2021

O Google procura sempre oferecer a melhor experiência para o usuário e por isso vira e mexe inclui atualizações em seus produtos. Nós como parceiros oficiais do Google Marketing Plataform para soluções de mensuração Google Analytics e Google Data Studio viemos contar para você sobre a grande novidade: Google Analytics 4 ou GA4. 

O Google Analytics 4 foi pensado para ser utilizado para todos os usuários, para quem tem site, para quem tem app e para possui os dois. Agora com a nova propriedade, o Google Analytics 4, os dados ficarão disponíveis em um só lugar. Você não irá mais acessar o Firebase para ver os dados do seu app num lugar e o Google Analytics para ver os dados do seu site, basta implementar o GA4.

Neste artigo explicaremos 

  • O que é Google Analytics 4?
  • Como fica o Firebase com o Google Analytics 4? 
  • Principais benefícios do Google Analytics 4 
  • Como é realizado o acompanhamento do Google Analytics 4? 
Imagem Google Analytics

O que é o Google Analytics 4? 

O Google Analytics 4 ou GA4 é um novo tipo de propriedade com especificações e relatórios diferentes dos utilizados no Google Analytics Universal. 

O Google Analytics 4 pode armazenar dados de app e site com a configuração dos fluxos de dados, contribuindo com uma melhora significativa no entendimento do fluxo do usuário.

É importante lembrar que mesmo que você não tenha um aplicativo, pode utilizar o Google Analytics 4.

Print Google Analytics

Como fica o Firebase com o Google Analytics 4

O Firebase até o momento continuará funcionando, porém sua descontinuidade pode ser dada em qualquer momento. Por isso, a recomendação para quem utiliza o Firebase é que comece a utilizar a propriedade do Google Analytics 4.

Logo Firebase

Assim que começar a utilizar o Google Analytics 4, será possível fazer a análise de aplicativos no Console do Firebase e no Google Analytics, a vantagem é que agora você poderá contar com os recursos do Google Analytics.

Principais benefícios do Google Analytics 4

A possibilidade de acompanhar dados do seu site e do seu app em um só lugar; traz uma série de benefícios que são: 

– rastrear o usuário através de plataformas e dispositivos 

– quantificar as interações que os usuários têm com os seus serviços através de diferentes plataformas 

– melhora no entendimento da jornada do usuário 

– monitoramento por mais tempo, o que contribui com as ações a longo prazo 

– insights mais ricos com o auxílio do algoritmo do google

Como é realizado o acompanhamento do Google Analytics 4? 

Análise Google Analytics

O Google Analytics Universal é baseado em cookies, já o Google Analytics 4 é baseado em eventos. E quais são as vantagens nisso? 

Uma coleta que é baseada em eventos permite uma análise mais personalizada. Com o modelo de eventos é possível acompanhar a navegação do usuário em diferentes plataformas e criar análises enriquecidas com essas informações. 

Uma das configurações padrão no Google Analytics 4 é a configuração aprimorada. Essa opção está disponível no painel admin do Google Analytics, e após ativada, permite que você acompanhe automaticamente eventos de visualizações de vídeo, scroll, links, pageviews, buscas e downloads.

Atenção o Google Analytics 4 possui uma limitação de 500 eventos válidos para web e app na versão Standart

Para um acompanhamento acima disto é necessário contratar a versão premium.

Todas as contas que são criadas agora no Google Analytics, a propriedade GA4 vem como padrão e por isso a implementação é diferente do que estamos acostumados. 

 O Google Analytics 4 foi lançado em outubro de 2020 e de lá para cá passou por diversas atualizações. Com a unificação dos dados de app + web essa nova propriedade promete análises mais profundas e a praticidade de acompanhar os dados em um só lugar 

Quer receber novidades e atualizações do Google Analytics 4 e muito mais sobre mundo o Digital Analytics, Inscreva-se aqui e fique e recebe conteúdos exclusivos.