O que são Métricas e Dimensões no Google Analytics?

Você quer entender o que é uma métrica e/ou uma dimensão no Google Analytics, então continue lendo este artigo.

É importante frisar que de modo geral estas definições são aplicadas as demais ferramentas de digital analytics, porém cada ferramenta pode apresentar alguma particularidade, então fique atento.

Todos os relatórios apresentados no Google Analytics contém Dimensões e Métricas, portanto, ter claro suas definições é fundamental para o melhor uso do GA.

O que é uma métrica?

Uma métrica é geralmente um número.  Assim, quando vir um número dentro do Google Analytics, você estará vendo uma métrica. Porém, para uma definição mais apurada podemos considerar uma métrica como uma unidade de mensuração que irá nos dar a soma ou proporção atrelada a uma dimensão.

métricas no Google Analytics
Exemplo de disposição de métricas no Google Analytics

Assim, a próxima vez que ver o total de visitas no site, o tempo médio ou a taxa de rejeição, saiba que estas são métricas do Google Analytics.

Assim, a próxima vez que ver o total de visitas no site, o tempo médio ou a taxa de rejeição, saiba que estas são métricas do Google Analytics.

O que é uma dimensão no Google Analytics?

As dimensões são os atributos correlacionados aos dados. Por exemplo, quando você analisa o relatório de países, você está analisando a dimensão País (Brasil, Portugal, Estados Unidos, etc.) correlacionados as métricas (pageviews, tempo médio, taxa de rejeição, etc.). Assim, usamos a métrica atrelada a dimensão para podermos analisar um relatório. São dimensões itens como: País, Cidade, Dispositivo, Origem do Tráfego, Palavras-chave, páginas acessadas, etc.

No geral o Google Analytics organiza tais informações em tabelas e vocês pode ver a linha da dimensão, com a coluna da métrica. 

dimensão no google analytics
Exemplo de disposição de dimensão primária no Google Analytics

O que é uma dimensão secundária no Google Analytics?

No Google Analytics, muitas vezes você pode adicionar um segundo atributo para analisar o comportamento do usuário. Assim, uma dimensão secundária é este segundo atributo. Exemplo, você está analisando o volume de usuários por Cidades é quer entender em quais cidades a navegação ocorre mais por Dispositivos Móveis, você irá selecionar dispositivos como dimensão secundária.

Localização das dimensões secundárias no Google Analytics

Você pode adicionar uma dimensão secundária a um relatório:

  1. Abaixo da lista de dimensões primárias, vai aparecer Dimensão Secundária clique no botão (conforme imagem acima).
  2. Busque a lista de dimensões, digite o nome da dimensão na caixa de pesquisa.
  3. Clique no nome da dimensão.
  4. A dimensão irá aparecer do lado direito da dimensão primária.

Importante

Nem todas as métricas combinam com todas as dimensões, cada métrica e dimensão tem um parâmetro, que pode ser a nível de Usuário, sessão ou hit. Assim, é recomendado combinar as dimensões que combinam com as métricas, mas este é assunto para um outro post 😉

Agora é só começar a analisar.